Código: | EDB30020 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LPTIC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria do Rosário da Silva Rodrigues |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Silveira Machado Maria do Rosário da Silva Rodrigues |
Português
- Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
- Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção escrita e de comunicação;
- Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
- Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
- Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
No final desta UC, espera-se que os estudantes adquiram competências de literacia digital que lhes permitam autonomia enquanto utilizadores e, ao mesmo tempo, experimentem as potencialidades das TIC no desenvolvimento de competências
a. Literacia(s) e Cidadania
a.1. Língua Portuguesa e pluralidade textual contemporânea
a.2. Língua Portuguesa e TIC: algumas implicações na comunicação e aprendizagem
a.3. Análise, selecção, organização e tratamento da informação: critérios
a.4. Dispositivos tecnológicos: plataformas de ensino a distância, fóruns, chats, blogues, e-portefólios
b. Competências de leitura e TIC
b.1. A leitura de textos escritos
b.2. A leitura electrónica: os hipertextos
b.3. Actividades de manipulação, apropriação e interpretação
b.4. A televisão na Internet: actividades de leitura
b.5. Leitura: exploração de software
c. Competências de escrita e TIC
c.1. O computador como instrumento de escrita, comunicação e partilha
c.2. Escrita: exploração de software
c.3. Produção digital de histórias
A Unidade Curricular inicia-se com o tema Literacia(s) e Cidadania onde se pretende que os alunos reflitam sobre fenómenos comunicativos com utilização de meios digitais, em particular os disponíveis na Internet. O desenvolvimento de competências de leitura e escrita será promovido pela construção de pequenos projectos onde são utilizados os meios tecnológicos de comunicação e as oportunidades proporcionadas pela Web 2.0.
- Trabalho de pesquisa individual e em pequeno grupo: actividades de organização, análise e interpretação de informação;
- Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos variados em diversos suportes;
- Concepção e realização de projectos e trabalhos práticos com recursos às TIC;
- Realização, apresentação e discussão de projectos.
Esta UC será avaliada através da construção, em grupos de 2 estudantes, de um projecto apresentado em página Web. Dele constarão obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Problematização do papel das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania;
- Construção de actividades de carácter educativo;
- Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC.
Elementos, critérios de avaliação e prazos
Os estudantes serão avaliados pelo portefólio digital de aprendizagem que construirão ao longo da UC. O portefólio será desenvolvido por grupos de 4 estudantes e deve ter as seguintes características:
55% da classificação final será atribuída pelos trabalhos desenvolvidos pelo grupo e os restantes 45% pelos trabalhos individuais
Trabalhos a desenvolver em grupo:
Atividades em sala (5%); Vídeo (40%); Comentário aos vídeos e Jogos de Língua (10%)
Trabalhos individuais (45%)
Jogos de Língua (30%); Reflexão individual sobre o percurso (15%)
Critérios de avaliação
Atividades em sala (5%)
- Todos os trabalhos da UC devem ser publicados no portefólio do grupo de trabalho, acompanhados de pequenas reflexões.
- Organização temática dos trabalhos publicados por separadores:
• Separador “Quem somos”?
• Separador “Comentários das professoras”.
• Separador “Reflexões individuais”
• Outros separadores, de acordo com os trabalhos desenvolvidos
Reflexão individual sobre o percurso (15%)
- Texto sobre o percurso de aprendizagem refletido no portefólio (cerca 500 palavras), no separador “Reflexões individuais sobre o percurso”.
Vídeo (40%)
Processo
- Pesquisa de apps e sites de interesse para crianças do pré-escolar ou para alunos do 1.º ou do 2.º ciclo.
- Gravação de vídeo, gravação e montagem do som.
Produto
- Qualidade do vídeo de 2 a 3 minutos de apresentação da app ou site de escolhido.
- Explicação do funcionamento da app e propostas para a sua utilização educativa.
Jogos de Língua (30%)
Processo em aula
- Exploração de apps de construção de jogos de língua (Learning Apps, …).
- Exploração de conceitos como “gamificação”, “literacia digital”, “leitura crítica”.
Produto
- Plano de atividade (público-alvo, aprendizagens essenciais, feedback e sequência de três tarefas).
- Qualidade de uma tarefa digital – jogo de língua para 1.º ou 2.º ciclo.
Comentários aos vídeos e jogos de língua (10%)
- Comentário escrito sobre os trabalhos de três grupos colegas. O comentário (cerca de 500 palavras) deve incluir aspetos positivos e sugestões de melhoria.
Barbeiro, L. F. & Tavares, C. F. (2011). Implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
Crystal, D. (2001). Language and the internet. New York: Cambridge University Press.
Costa, F. A., & Jorge, M. (2011). Aprender e inovar com TIC em Portugal: Propostas e desafios. In P. Dias & A. J. Osório, Actas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2011 (pp. 1877-1884). Braga: Centro de Conferências da Universidade do Minho. http://hdl.handle.net/10451/4389
Fernandes, R. M. (2012). O Contributo das TIC para a Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Software de apresentação electrónica. [Dissertação de mestrado]. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. Disponível em: http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1612/1/Vers%C3%A3o%20final%20tese.pdf
Leal, V. (2009). As TIC como Actividade de Enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico. Disponível em http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/222/PG-TIC2009VitorLeal.pdf?sequence=1
Macedo, E., & Moedas, C. (2011). Educação em Portugal, desafio europeu e o ensino e aprendizagem com TIC: um olhar a partir duma experiência de formação. Ozarfaxinars, 26 (Ensino-Aprendizagem com TIC no EB - 1º Ciclo: Cruzando Olhares), 1-4. Disponível em http://www.cfaematosinhos.eu/Ozar_26_EATIC.pdf
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Plano Nacional de Leitura: http://pnl2027.gov.pt/np4/home
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